COMUNICADO DE IMPRENSA: A UNIÃO EUROPEIA PREPARA-SE PARA PROIBIR DOSES MAIS ELEVADAS DE VITAMINA B6

Fev 18, 2023

A UNIÃO EUROPEIA PREPARA-SE PARA PROIBIR DOSES MAIS ELEVADAS DE VITAMINA B6

A proibição proposta irá limitar a liberdade de escolha e impedir o uso da vitamina na redução do risco de Alzheimer e dos sintomas da síndrome pré-menstrual.

As autoridades europeias aproximaram-se mais um passo numa tentativa de limitar grandemente as quantidades diárias de vitamina B6 a que os consumidores na UE poderão ter acesso nos suplementos alimentares. Na passada sexta-feira à noite (10 de Fevereiro), a Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) encerrou uma consulta pública que esteve aberta apenas durante um mês.

A consulta procurou comentários sobre a sua proposta de reduzir o Nível Superior Tolerável para a vitamina B6, a quantidade máxima diária considerada segura para uso a longo prazo de todas as fontes (isto é, alimentos e suplementos), para 12,5 mg por dia.

Este novo nível proposto é metade do nível anterior estabelecido pelo predecessor da EFSA, o Comité Científico da Alimentação Humana. É também apenas um oitavo da quantidade considerada segura (100 mg/dia) pelo equivalente dos EUA, a Academia Nacional de Medicina.

Na sua resposta de consulta, a Aliança para a Saúde Natural (ANH) Europa destacou irregularidades graves no processo científico que está a ser utilizado pela EFSA.

O director científico, Robert Verkerk PhD, disse,

"O mandato dado à EFSA pela Comissão foi o de rever o nível com base em novas ciências e metodologias. Em vez disso, a EFSA ignorou novas metodologias e usou ciência antiga, desacreditada ou irrelevante, incluindo um estudo antigo sobre cinco cães beagle realizado há mais de 45 anos.

O Dr. Verkerk acrescentou,

"Não só isso, a EFSA quer aplicar este novo nível a todas as formas de vitamina B6 para proteger as pessoas de qualquer risco de neuropatia periférica, apesar de esta só ter sido ligada a uma forma - a piridoxina - e depois só quando foram tomadas megadoses de 1000 mg durante períodos prolongados".

A ANH Europe afirma que seria legalmente desproporcional se os estados membros da UE ou a Comissão Europeia tentassem baixar os níveis de todas as formas, especialmente a forma bioactiva, coenzima, piridoxal 5'-fosfato, com base nesta forma reduzida de TUL.

O Director da ANH Europe, Dr. Nick van Ruiten, expressou uma grande preocupação com a proposta da EFSA, comentando,

"Isto faz parte de um declive muito escorregadio para livre escolha e autocuidado na UE. Nas costas de um corpo científico conclusivo mostrando que doses mais elevadas de ácidos gordos B6, B12, folato e Omega-3 reduzem o risco de declínio cognitivo e Alzheimer, assim como milhares de mulheres que dependemna B6 para aliviar os seus sintomas de TPM, a proposta da EFSA não faz sentido. Especialmente tendo em conta a enorme quantidade de dados sobre a segurança da vitamina, especialmente quando usada na forma de coenzima".

A ANH Europe, e outras organizações que criticaram a proposta da EFSA, esperam que sejam feitos alguns ajustes ao parecer final da EFSA. Caso contrário, isto poderá em breve levar os reguladores nacionais a baixarem ainda mais os seus próprios limites. A Comissão Europeia indicou a sua intenção de avançar com a harmonização dos níveis de vitaminas e minerais em toda a UE, um plano que tem estado na mesa desde a aprovação da Directiva da UE sobre Suplementos Alimentares em 2002.

A resposta da ANH Europe à consulta da EFSA pode ser descarregada abaixo. TERMINADO.

Anúncio de consulta pública da EFSA sobre a vitamina B6: https://connect.efsa.europa.eu/RM/s/publicconsultation2/a0l09000006qMHZ/pc0353

A resposta da ANH Europe à consulta da EFSA pode ser descarregada no seguinte link: https://www.anhinternational.org/resources/documents/230210-anh-b6-consultation-response